Experimentos, Literatura
Comentários 38

10 anos me aproximaram de ‘O Senhor dos Anéis’

De vez em quando eu me pego assistindo aqueles reality shows sobre acumuladores, e de repente sou envolvida por um clima de renovação, do tipo resolução de réveillon, que me faz limpar os meus armários. Dessa vez, pela primeira vez na minha vida, o de roupas não foi suficiente pra aplacar minha vontade – e então eu ataquei minhas prateleiras de livros. O que aconteceu no meu quarto a seguir teve proporções inimagináveis.

Embora derivem do mesmo radical, há uma grande diferença entre “limpar” e “fazer a limpa”. Quem limpa usa pano, espanador, algum líquido apropriado, mas quem “faz a limpa” está munido pelo espírito voraz do “isso sim, isso não”. E eu não imaginaria que a pilha do “não” poderia me surpreender tanto.

Entre todos os livros que separei para vender (clique aqui e veja se você se interessa por algum!), estava “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel”. Sim, o primeiro da trilogia mundialmente aclamada e amada pela minha roda de amigos da época. Ganhei o livro do meu pai aos 13, 15 anos. Vendo o quanto eu gostava dos filmes e imaginando que minha paixão por Harry Potter poderia se estender para a saga do jovem hobbit Frodo, meu pai me presenteou em alguma data presenteável. Mas minha reação não foi a que ele esperava. Até agora, quando o livro virava assunto de conversa, eu expressava minha frustração: “É muito chato! Li noventa páginas, e o aniversário do Bilbo Bolseiro ainda nem tinha começado! É colina verde pra cá, colina verde pra lá, e nada acontece”. Até que um certo surto de limpeza me fez abrir o livro novamente, e que surpresa!

Foi uma década (ou mais) cultivando o livro na prateleira, sem nem tentar a releitura. Em 10 anos uma pessoa muda muito, seus gostos, interesses, aparência. E eu levei 10 anos para desfazer minha péssima primeira impressão, que aliás estava muito errada: Ainda estou na página 42, e a festa do Bilbo já terminou há muito tempo.

Ou seja, se há dez anos você não gostava de um livro, pode gostar dele agora. E se não gosta de um livro agora, pode gostar dele daqui a dez anos. E se dez anos não lhe forem suficientes, você pode tentar novamente em mais dez – ou pode simplesmente esquecer do livro porque, convenhamos, existem muitos outros por aí.

E você? Aceita o desafio de ler agora um livro de que não gostava há 10 anos?

38 comentários

  1. Acredita que ainda não consegui ler O Senhor dos Anéis? Justamente por ler tantas críticas negativas, reclamações sobre as descrições longas e cansativas, acho que acabei ficando com receio. É um daqueles livros que está na lista de “quero ler”, mas que não sei se conseguirei ler por agora. Mas acho legal essa questão de que coisa que não gostávamos no passado podem nos agradar no presente, e vice-versa.
    Beijos e ótima semana ❤

    Curtir

  2. Nossa, achei fantástico seu texto, realmente livros que antes eu nao tinha interesse algum, hoje me atraem demais!
    Parabéns por perceber isso e dar ao livro uma nova chance!
    Vou dar uma olhadinha nos livros a venda, vai que gosto de algum né?
    Estou seguindo seu blog via e-mail, adorei aqui, se puder retribuir ficarei muito feliz.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    Curtir

  3. Oii Mona!
    É tão gostoso fazer essas “limpas” no armário, né? Eu adoro!
    Aconteceu algo semelhante comigo, mas com o filme do senhor dos anéis. Assisti bem novinha e achei a história suuuper comprida, chata e entediante. Desde então, nunca quis ler os livros. Eis que o namorado me convence a assistir o Hobbit e surpresa: Adoreei a história! Fiquei super curiosa para ler todos os livros do Tolkien.
    Vou esperar a resenha de Senhor dos Anéis, ein? 🙂

    Beijo!
    http://www.pitadadecultura.com/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s