Entrevistas
Comentários 26

Vídeo compara primeira e última cena de grandes filmes

E se examinássemos somente o primeiro e o último plano de um filme? Com essa pergunta surgiu um vídeo que está fazendo sucesso entre os amantes de cinema. “First and Final Frames” faz exatamente isso: Coloca lado a lado as cenas de abertura e finalização de obras como “O Poderoso Chefão”, “Cisne Negro” e “Garota Exemplar”. E é claro que o resultado é impressionante.

Ao todo são 55 filmes, a maioria escolhida de memória pelo autor do vídeo, o cineasta Jacob T. Swinney. “A princípio escolhi apenas filmes que abriam e fechavam com cenas semelhantes, mas percebi que às vezes o contraste é ainda mais revelador”, ele conta. “Alguns filmes conseguem comunicar toda a história somente com as cenas inicial e final. Mesmo fora de contexto, podemos deduzir a trajetória de um personagem apenas examinando essas duas cenas”.

É o caso de “Embriagado de Amor” (“Punch-Drunk Love”), por exemplo. A primeira cena mostra o personagem Barry sentado sozinho, e a última o mostra acompanhado por Lena. “Sem nunca ter assistido ao filme, qualquer pessoa consegue deduzir a transformação do Barry. E alguns filmes, como ‘Birdman’, ainda oferecem informações sobre a narrativa quando examinamos as duas cenas simultaneamente. É revelador”.

Aos 23 anos, natural de Baltimore, nos Estados Unidos, Jacob (ou Jake) fez o vídeo para compartilhar uma paixão antiga: “Eu sempre fui fascinado em decifrar o porquê de um filme começar e terminar de uma determinada forma, mas sinto que isso geralmente passa despercebido para as outras pessoas. Então eu quis fazer um vídeo que mostrasse como as cenas iniciais e finais são importantes, elas são a primeira impressão e último impacto que temos do filme”.

E agora, fique com o ótimo trabalho de Jake! Quantos filmes você consegue identificar? Clique aqui e confira a lista completa!

 

//

Este post foi publicado em: Entrevistas
Etiquetado como:

por

Espécime da safra de 89. Recentemente descobriu que não consegue escolher uma coisa só, então alterna a vida profissional entre as funções de jornalista e fotógrafa. Criou o projeto fotográfico "Uma Pessoa Por Dia", onde consegue mesclar as duas coisas.

26 comentários

  1. Oi, Monalisa.
    Achei a ideia desse cineasta INCRÍVEL ❤
    Eu sou muito de "como começa o filme…", dependendo do início, eu paro de ver porque a forma como ele foi iniciado não despertou meu interesse em continuar vendo. E, admito, tenho uma mania: dou uma "acelerada" e vejo pedaços do meio, às vezes até o final para me preparar, gosto muito quando o final tem uma cena surpreendente, a vontade de saber o que levou a personagem até aquele desfecho me anima em terminar o filme xD
    Consegui reconhecer poucos filmes porque 70% eu não vi, mas alguns conhecia trechos.

    Obrigada pelo comentário lá no blog,
    adorei conhecer seu espaço!

    Beijos,
    http://mauraparvatis.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

    • Maura, que hábito engraçado você tem! Hahaha Eu me comporto igualzinho em alguns livros, mas nunca tinha pensado em fazer isso com filmes. Bem, acho que vou continuar não fazendo (hahaha), mas eu to me divertindo muito imaginando a cena de você fazendo isso ❤️
      Um abraço!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Diana Canaverde diz

    Olá… tudo bem??
    Eu não curti muito não… achei bem confuso na verdade… achei bem interessante e tal, mas a partir do momento que comecei a assistir… não entendi o que quis dizer… talvez eu tenha problema de entendimento…. Xero!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s