Entrevistas
Comentários 36

Um ano de Toda Poesia

Navegando pela internet, entre vídeos de gatinhos e vlogs de humor, cuidado: Você pode se deparar com o Toda Poesia, e então será amor à primeira vista. O canal do youtube, que hoje completa 1 ano de vida, reúne uma diversidade incrível de pessoas declamando os mais diversos textos e já conta com mais de 5 mil inscritos.

“Tudo é poesia e toda poesia nos interessa”, diz Guilherme Pina, um dos idealizadores do projeto, que carrega ares de Leminski, mas não foi necessariamente inspirado no poeta. “Nós só lembramos do livro do Leminski quando já estávamos no ar. Inicialmente o canal se chamaria ‘Tudo é Poesia’, mas resolvemos encurtar para ficar mais abrangente e direto. Então escolhemos ‘Toda Poesia’ justamente por assumirmos que qualquer conteúdo que venha da palavra escrita pode ser considerado poesia”, ele conta.

De fato. Nem só de poetas reconhecidos vive o projeto. Entre eles está MC Bob Rum, cujo “Rap do Silva” foi ressuscitado pela interpretação da escritora e fotógrafa Julia Maria Ferreira – que, aliás, assina a assistência de produção do canal.

E tem vídeo inédito todos os dias, de segunda a sexta-feira. Às segundas, quartas e sextas vão ao ar as participações gravadas em estúdio. Às terças, os vídeos enviados por pessoas que moram longe do Rio de Janeiro e São Paulo e que por isso não podem participar da gravação oficial. E as quintas-feiras são destinadas ao ‘Toda Poesia Especial’, que todo mês ganha um tema diferente, como Shakespeare, Carlos Drummond de Andrade e Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Eu já conhecia o Guilherme da época da faculdade e acompanho o projeto desde o início. Mas só agora tomei coragem e gravei um texto de autoria própria, com a participação ilustre do Coiso, meu filhote e mascote do Literasutra. Confira:

E assim, de vídeo em vídeo, a equipe de 6 pessoas se diverte e consequentemente inspira quem a acompanha. “Funcionamos de forma totalmente horizontal. O projeto não só pertence a todos nós, como cada um dos vídeos tem a sua co-autoria. É tanto nosso quanto do participante que grava com a gente”, Guilherme diz. “O mais legal de tudo é dar oportunidade para as pessoas se expressarem. Não sabemos ainda quanto tempo o projeto irá durar, mas algumas ideias como uma exposição ou um livro estão dentro do plano para fecharmos bonitinho. Acredito que o interessante é conhecer pessoas novas, manter esse hábito de gravação, trabalhar em um projeto nosso com amigos. Estar perto das pessoas e trazer algo de bonito para o dia delas é o que move a gente”.

E você, já conhecia o Toda Poesia? Que tal participar? Envie um email para projetotodapoesia@gmail.com e saiba como!

Este post foi publicado em: Entrevistas
Etiquetado como:

por

Espécime da safra de 89. Recentemente descobriu que não consegue escolher uma coisa só, então alterna a vida profissional entre as funções de jornalista e fotógrafa. Criou o projeto fotográfico "Uma Pessoa Por Dia", onde consegue mesclar as duas coisas.

36 comentários

  1. Oi Monalisa.
    Nossa que bacana esse canal e o projeto bem bolado e criativo, e o legal é que tem atualização diária.
    Eu não conhecia, mas estou lá conferindo, e torcendo pra que continuem por muito tempo.

    Beijos

    Curtir

  2. Diana Canaverde diz

    Oi Monalisa, tudo bem??

    Bom eu achei o projeto super interessante… mas eu não participaria… videos não é o meu forte por isso nem canal eu tenho kkkk prefiro tirar fotos kkkkk, Adorei seu bichinho ele adorou seus caichinhos… fiquei babando nele… adorei seu texto curto e direto… xero!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s