Livro, Resenhas
Comentários 15

Performanception (ou horoscoperformance)

Inspirado nos versos de “Diariamente”, canção de Nando Reis, o artista Felipe Bittencourt começou algo diferente. Ele, que já trabalha há mais de 5 anos como performer, certo dia deu início à sua performance mais demorada: Durante um ano inteiro ele idealizou uma performance diferente todos os dias. 365 desenhos com instruções publicados até as 10h da manhã num blog para um público cativo que aos poucos cresceu. Uma performance dentro da outra; metaperformance ou performanception, como você preferir chamar.

Ao final tudo, o trabalho virou livro: “Performance Diária”, publicado pela nVersos numa edição impecável. A obra é um compilado de todos os trabalhos idealizadas por Felipe. Um desenho a cada página, respeitando as escolhas e até mesmo eventuais erros de escrita. Para artistas, o livro é inspirador, quem sabe até um catalisador: Não é à toa que Felipe recebe, vez ou outra, fotos de pessoas realizando alguma performance proposta por ele no livro, e seu trabalho inclusive já foi tema de estudo em uma faculdade chilena.

Já para leitores comuns, “Performance Diária” é no mínimo um livro muito divertido. Cada página é uma surpresa, fazendo a experiência de quem lê ultrapassar o usual. E mesmo que a princípio não esteja na categoria dos “livros interativos”, a obra tem espaço livre para isso. A mais óbvia seria escolher alguma delas e colocá-la em prática. Mas é possível desenvolver suas próprias maneiras de interagir:

Por exemplo, procurar aquela que corresponde ao dia do seu aniversário e interpretar-se a partir daí. Algo como um horoscopoformance. A minha seria pular de bungee jump vestida num figurino de iô-iô. Achei a minha cara! ❤

PERFORMANCE2

Performance diaria felipe bittencourt“Performance Diária”
Autor: Felipe Bittencourt
Editora: nVersos
Páginas: 384

*Livro cedido pela editora.
*Este texto foi publicado originalmente no blog Poesia na Alma, parceiro do Literasutra.

15 comentários

  1. Olá Mona, eu adoro livros inusitados, aqueles que reservam surpresas em cada página, não conhecia muito bem o trabalho do autor, mas já me conquistou! É simples o que da ainda mais o charme na obra. Bjkas

    Curtir

  2. Olá, tudo bem? Normalmente eu não curto tanto esses livros interativos, mesmo que esse não chegue a ser classificado como interativo. Talvez tenha sido por isso que dessa vez à proposta me chamou a atenção, o livro parece mesmo ser divertido e os desenhos bem legais! Fiquei curiosa para saber qual seria o desafio do dia do meu aniversário, será que eu cumpriria? Rsss!!!

    Beijos,
    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s