Livro, Resenhas
Comentários 34

A veracidade típica do que é bem escrito

“Antes que Seque” já começa a contar histórias desde a capa: Esse diálogo entre título e imagem (um útero esculpido com flores) que captura o olhar e faz a imaginação entrar em cena. Estreia de Marta Barcellos, vencedora do Prêmio SESC de Literatura 2015 na categoria contos, o livro reúne histórias de mulheres com um ponto de partida em comum: a maternidade e tudo o que a cerca. Histórias que, mesmo que fictícias, carregam aquela carga de veracidade típica do que é bem escrito.

“Milena continua embalada, quer ser a melhor mãe possível, ela que queria tanto. Mas não perfeita, porque perfeição não existe – depois vão todos parar na terapia e culpar a mãe de qualquer jeito, essa cobrança é mesmo cultural. De qualquer forma, será uma fase difícil logo que demitir a babá, porque pretende dispensar a mais antiga, a mais querida, que uma das gêmeas deu pra chamar de mãe, vê se pode uma coisa dessas.” (pág 52)

É normal que um livro do gênero tenha certa variação na taxa de interesse que cada conto desperta no leitor; da mesma forma como é inevitável que determinado leitor se interesse mais por um ou por outro conto – entram na equação variáveis como a idade, o gosto pessoal, a experiência de vida. Justamente por isso, o conjunto da obra em “Antes que Seque” surpreende. Se a qualidade do livro fosse medida em um gráfico, este indicaria uma linha suspensa bem lá no alto, sem grandes picos ou vales. Simplificando: É tudo muito bom e merece ser lido.

“Um dia, ela vai querer partir mas não vai saber pra onde nem como, porque os filhos ainda dependem dela. Um dia ela não vai mais precisar partir e vai sentir falta de quando sua infelicidade se parecia com a da mocinha da novela – ao menos uma protagonista. Porque chega um dia, quem podia imaginar, em que a mulher não é mais protagonista da própria vida. E isso ela ainda vai descobrir, no dia em que estiver espichando a pele do rosto na frente do espelho.” (pág. 105)

Eu costumo gostar de livros de contos por servirem como suspiros de literatura no dia a dia. Para viagens curtas de ônibus, esperas rápidas em filas, antes de dormir ou logo depois de acordar. Mas a obra de Marta Barcellos requer certo autocontrole do leitor. Caso contrário, lê-se o livro inteiro de uma só vez, embalado pela narrativa deliciosa que tem.

Antes que Seuqe Marta Barcellos resenha Prêmio Sesc Literatura 2015“Antes que Seque”
Autora: Marta Barcellos
Editora: Record
Páginas: 192

 

34 comentários

  1. Pingback: 5 livros para intercalar com outras leituras | Literasutra

  2. Oi, tudo bem?

    Toda vez que eu leio uma resenha sua eu fico pensando que se não fosse a sua resenha talvez eu nunca pensaria em ler tal livros antes. E gosto disso. Você está de parabéns, pois o seu blog leva opções interessantes de leituras que muita gente talvez nem parasse para ler a sinopse em uma livraria 🙂

    Já tenho uma lista enorme de livros resenhados por você que eu quero ler e espero poder ler todos em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  3. italo teixeira diz

    Oi, tudo bem?
    Não sou muito de ler contos mas o livro me chamou atenção A capa é bem bonita e fiquei curioso na forma como cada conta fala de certa forma da maternidade.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Suas resenhas são sempre tão poética que fico sem ter o que dizer sobre a obra em si… Mas o que vem á minha cebaça é a curiosidade que fico de ler…

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    Curtir

  5. Oieee! Menina estou louca por este livro. Nem preciso dizer que adoro contos né. Quando li sobre o livro achei muito interessante, já li algumas críticas e hoje lendo tua resenha adorei. *-* Me parece ser bem o que eu imagino! hehe

    Um beijinho pra ti! Sucesso

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s