Livro, Resenhas
Comentários 37

Toda a “peculiaridade” que um orfanato pode ter

A vida costuma perder certa carga de fantasia na medida em que crescemos; aquele desencanto da pré-adolescência. Mas e se você descobrisse subitamente que boa parcela disso tudo é realidade? Aos 16 anos, após uma tragédia na família, Jacob vai reconstituir os passos do avô como uma forma de se reencontrar – mas acaba encontrando muito mais do que a si próprio. Numa ilha remota no País de Gales ele descobre as ruínas do “Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares”. E é exatamente aí – para a nossa alegria – que toda a carga fantástica de sua infância retorna como avalanche. 

O livro do norte-americano Ransom Riggs é o primeiro de uma série. Voltado para o público jovem adulto (mas definitivamente não limitado a ele), a obra casa muito bem história e imagens: O livro é repleto de fotografias que, seguindo o clima de mistério da imagem de capa, auxiliam a narrativa e arrancam uns bons arrepios. Não que a história seja de terror, mas pessoas mais medrosas (como eu) estão sujeitas a calafrios.

peregrine crianças peculiares

Tudo isso porque o orfanato da srta. Peregrine, berço de todas as histórias mirabolantes contadas pelo avô de Jacob não só realmente existiu, como tudo o que o envolve também é real: as “crianças peculiares”, com seus dons como flutuação, invisibilidade (e muitos outros, que não contarei pelo bem da surpresa), existiram de verdade – ou será que ainda existem?

A narrativa é marcada pelo tom cômico da personalidade de Jacob, aquele quê de irreverência na forma de enxergar o mundo e lidar com as coisas. As observações típicas de adolescente desajustado podem incomodar a princípio pelo clichê de personagem, mas não compromete a originalidade da história, que compensa.

peculiares peregrine resenha

“O Orfanato da Srta. Peregrine” é envolvente até para os adultos; não há caminho de volta para quem começa a lê-lo. A curiosidade dita que é preciso seguir até o fim, emendar com “Cidade dos Etéreos”, a sequência lançada pela Editora Intrínseca (resenha em breve!), e esperar impacientemente pelo filme que Tim Burton prometeu para dezembro de 2016.

orfanato srta. peregrine crianças peculiares ransom riggs resenha“O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares”
(Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children)
Autor: Ransom Riggs
Páginas: 336
Editora: Leya

37 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s