Livro, Resenhas
Comentários 18

Que tipo de homem escreve uma história de amor?

Até ganhar intimidade com o mercado editorial, um escritor precisa antes enfrentar algumas dificuldades. A mais conhecida delas parte do princípio: encontrar um assunto sobre o qual escrever, tarefa que pode ser resumida em uma perguntinha bem marota: “O que te motiva?”. Mas não basta responder à pergunta; logo em seguida entra em ação o segundo problema. Assunto perfeitamente escolhido, agora é hora de escrever de fato.

“Que tipo de homem escreve uma história de amor?”, romance da escritora e roteirista Luciana Pessanha,  explora exatamente a questão do bloqueio criativo. Antecipando a acidez do humor que contém em suas páginas, o livro foi lançado em 2015 – quer timing mais perfeito que esse para contar a história de alguém desempregado? Mas vamos a uma rápida ficha do “meliante”: Daniel Teixeira, jornalista, 34 anos, demitido por justa causa após perder a compostura ao vivo quando confrontado por suas convicções no futebol. E que, para completar, acaba de ser abandonado pela namorada.

Mas sempre há de haver uma saída, aquela luz no fim do túnel. No caso de Daniel, por exemplo, o túnel é curto e a luz tão fraca quanto a de um vaga-lume. Sem emprego à vista e morando de favor no apartamento da amiga Ana, o então desempregado resolve transformar o ócio em oportunidade de realização de um grande sonho: tornar-se escritor. Há apenas um problema nisso tudo… Para ser escritor é preciso escrever sobre algo. O problema “termina” quando Daniel encontra os diários de Ana e decide tomá-los para si.

“Às vezes, olho pras pessoas e sou sugada pra dentro da vida delas. Me imagino acordando, indo dormir, e, quando me dou conta, estou dentro de uma vida que não é a minha, presa, horrorizada, com medo de não conseguir sair. Sou atraída pelos melancólicos. Quando dou por mim, já estou sentindo a sua dor”.

Segundo a própria autora, seu maior desafio (além do próprio bloqueio criativo que motivou a história) foi escrever sob o ponto de vista de um homem em primeira pessoa. Dificuldade que, no entanto, não deixou transparecer para o leitor. Os pensamentos e atitudes de Daniel são tão genuínos e fiéis à sua construção de personagem, que não nos resta muito mais que dar boas risadas.

Desde certa aula de redação na faculdade, passei a evitar palavras como “delicioso” para designar qualquer coisa que não se coloque na boca. Mas, no caso deste romance, não encontrei um adjetivo melhor – mesmo que eu não tenha lambido o livro e nem tenha intenção de fazê-lo (apesar de que agora me veio uma curiosidade de fazer isso – Hm.. Ok, fiz… É só gosto de papel). Sua narrativa é realmente deliciosa, com bom ritmo, ótimos diálogos e situações hilárias. Com direito a uma diversão adicional para os cariocas, especialmente para aqueles que, como eu, lerem certa parte do livro sentados na praça de alimentação do Barra Shopping.

Obs.: O título do livro é tão bom que eu o peguei emprestado para o título da resenha. ❤

que tipo de homem escreve uma história de amor luciana pessanha resenha literasutra“Que tipo de homem escreve uma história de amor?”
Autora:
Luciana Pessanha
Editora: Rocco
Páginas: 256

*Leia o primeiro capítulo clicando aqui.

18 comentários

  1. notamelia diz

    Monalisa, mais uma resenha sua que me encanta. Você escreve de um jeito – perdão pela expressão, prometo que não lambi a tela do celular enquanto comentava isso – delicioso haha. Achei a ideia do livro muito legal e fiquei com um pouco de dó do Daniel . Achei mais interessante ainda o fato de ser uma mulher escrevendo na visão de um homem, quero ler ❤
    http://www.belapsicose.com

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Mona, não conhecia a obra e achei o título super interessante.
    Não sei qual seria minha reação ao encontrar esse livro em uma livraria, acho que de primeira eu não daria tanta “bola”, a não ser pelo título inusitado, mas depois dessa resenha, já vai direto para a listinha de próximas leituras.

    Abraços

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s