Livro, Resenhas
Comentários 12

Quando a ficção conta muito sobre a vida

A contracapa promete e o livro cumpre: Aminata Diallo é mesmo “uma das personagens femininas mais fortes e marcantes da ficção contemporânea”. A protagonista de O Livro dos Negros é tão acessível que quase torna-se palpável – mas esta é apenas a qualidade mais óbvia do romance de Lawrence Hill: Conhecido pela relevância de suas obras, o canadense alia o talento de escritor ao seu conhecimento enquanto sociólogo e estudioso da temática da escravidão. 

“Alguns dizem que tive uma beleza pouco comum, mas eu não desejaria beleza para nenhuma mulher que não tivesse sua liberdade, e que não escolhesse os braços que a abraçam.”

Mas falemos um pouco mais sobre Aminata – ou Meena, como preferiu abreviar, já que seu nome de batismo é complicado demais para ser pronunciado por línguas norte-americanas. Sequestrada ainda criança da aldeia de Bayo, na África, Aminata é escravizada nos Estados Unidos. E é justamente isto que a narradora-protagonista conta: sua jornada de sobrevivência, uma trajetória que envolve e emociona.

“Lá, logo abaixo, há um cemitério sem fim de crianças, mães e homens. Estremeço só ao pensar em todos os africanos meneando ali no fundo. Todas as vezes em que naveguei nos mares, tive a sensação de planar sobre os insepultos.”

O trabalho de pesquisa por trás da escrita de Lawrence é evidente, permitindo uma narrativa sem deslizes e clichês. Quem o lê não se sente subestimado por falsas idealizações que, se existissem, certamente empobreceriam a narrativa. Infelizmente, a excelência literária da obra não condiz com o trabalho de revisão; o livro apresenta muitas falhas inclusive de copidesque. No entanto, nada disso atrapalha a experiência de leitura. No mais, super recomendo! “O Livro dos Negros” é especial, forte candidato à lista de favoritos do ano.

Curiosidades:
A capa desta edição, publicada em 2015 pela Primavera Editorial, foi escolhida pelos leitores. 
A obra tornou-se uma minissérie de sucesso nos Estados Unidos (que eu pretendo assistir em breve).

E você, já leu o livro?

o livro dos negros lawrence hill resenhaO Livro dos Negros
(The Book of Negroes)
Autor: Lawrence Hill
Editora: Primavera Editorial
Páginas: 408

*Livro cedido pela editora.

12 comentários

  1. Que show, me deixou bem interessada em ler, amo histórias que passam por todo um processor histórico e tals, além de ler, eu aprenderia muito mais. *o*

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s