Livro, Resenhas
Deixe um comentário

Leitores de economia, avante!

“A Jogada do Século” foi a grande inspiração para o filme “A Grande Aposta”. Acompanhando o lançamento da comédia dramática aqui no Brasil (bem como sua indicação ao Oscar), a Best Business, selo do Grupo Editorial Record, lançou o livro novamente — para a nossa alegria! E, embora represente um desafio para quem não entende muito sobre mercado financeiro, temos aqui uma ótima leitura. 

Conforme a chamada na capa já explica, o livro de Michael Lewis conta os bastidores do colapso financeiro de 2008, que configurou o que conhecemos como Grande Recessão e que até hoje surte seus efeitos negativos no mundo todo. Como uma pedrinha que, jogada em um lago, causa um tsunami na margem oposta. Mas o mais interessante do livro está no pássaro que, lá do alto, consegue prever o que está prestes a acontecer e arranja uma forma de tirar vantagem com isso. Ok, metáforas à parte, o ponto crucial da narrativa são as pessoas que anteviram a situação e encontraram sua forma de lucrar milhões às custas da crise.

“Depois disso, algo mudou em Eisman, porque ele parou de procurar briga e começou a buscar um entendimento maior. Perambulou pelo cassino de Las Vegas incrédulo diante do espetáculo à sua frente: sete mil pessoas, e todas pareciam encantadas com o mundo em que viviam. Uma sociedade com profundos e graves problemas econômicos que manipulava dados para disfarçá-los, manobras cujos principais beneficiários eram os intermediários financeiros. Como era possível?”

Explicando por alto, tudo começou quando os bancos começaram a converter financiamentos de longo prazo (casas para os menos favorecidos) em títulos que poderiam ser vendidos para outras empresas. Esses títulos eram empréstimos de alto risco, e justamente por isso as pessoas pararam de compra-los. Mas sempre existe uma forma de maquiar a situação, não é mesmo? E foi isso que fizeram: uma “maquiagem” para que os riscos parecessem ser menores. Some-se a isto os seguros e juros desses empréstimos, e temos uma forma bizarra de lucrar.

Um dos pontos-chave do livro, o que atesta a importância de sua leitura, é como ele é capaz de tirar da ignorância pessoas que, como eu, até então não entendiam nada do assunto. E se a ignorância um dos maiores problemas do mundo, catalisadora de crises, de brigas e tantos outros males, está aí a sua motivação para ler “A Jogada do Século”.

A_JOGADA_DO_SECULO_1454105977176649SK1454105977B“A Jogada do Século”
Autor: Michale Lewis
Editora: Best Business
Páginas: 318

*Livro cedido pela editora.

Este post foi publicado em: Livro, Resenhas

por

Espécime da safra de 89. Recentemente descobriu que não consegue escolher uma coisa só, então alterna a vida profissional entre as funções de jornalista e fotógrafa. Criou o projeto fotográfico "Uma Pessoa Por Dia", onde consegue mesclar as duas coisas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s