Livro, Resenhas
Comentários 16

4 livros para intercalar com outras leituras

Intercalar leituras é o segredo do leitor bem sucedido: dá aquela melhorada básica na memória, aumenta o ritmo de leitura e diverte, como diverte! Alguns livros parecem já terem sido escritos com esse propósito, a exemplo dos de crônicas, contos e poemas. Nesta lista modesta (mas honesta!) você confere algumas dicas bem diversificadas de livros que servem muito bem para esse propósito.

livro_s6UK5uA máquina de caminhar
Mais conhecido por seus romances, como “O Filho Eterno”, Cristovão Tezza não escreve somente ficção. “A máquina de caminhar” é prova disso, reunindo textos publicados entre 2011 e 2014 no jornal paranaense Gazeta do Povo. Ao todo são 64 crônicas, que passeiam pelos assuntos mais diversos. Aqui o tema é a vida real, que toma todo um novo sentido quando observada pelas lentes sagazes e muito bem humoradas do autor e pelas ilustrações do cartunista Bennet. Este é um livro-combustível: quanto mais você o lê, mais fica com vontade de continuar. É também uma ótima opção de presente!
Clique aqui e saiba mais!

imagem.aspxAntes que Seque
Esta foi a obra que rendeu à autora Marta Barcellos o Prêmio SESC de Literatura em 2015. O livro reúne histórias de mulheres com um ponto de partida: a maternidade e tudo o que a cerca. Histórias que, mesmo que fictícias, carregam aquela carga de veracidade típica do que é bem escrito. O que mais me atrai neste livro é o fato de não cair no clichê da “família perfeita”. Os contos aqui contidos estão bem longe de serem cor-de-rosa. Sem bebês fofinhos e gorduchos, sem mães perfeitas que nasceram para dar à luz e amamentar: “Antes que Seque” pode ser mais real que a própria realidade.
Clique aqui e leia a resenha mais detalhada!

13596_ggNu, de Botas
Este foi o primeiro livro de crônicas que li na minha vida, e eu não poderia ter tido uma experiência melhor! Com muita destreza na escrita, o autor conta 24 episódios hilários de sua infância nos anos 80. O humor é inteligente, de bom gosto, e de uma hora para a outra nos vemos imbuídos daquela sensibilidade infantil, daquele olhar que vê o mundo e o interpreta ao pé da letra, sem filtros sociais. O livro é perfeito para todas as idades, com um bônus de identificação para quem viveu a própria infância na mesma época que o autor.
Leia a resenha completa clicando aqui!

 

17506079Mario Prata Entrevista uns Brasileiros
Todo jornalista já sonhou entrevistar uma ou outra personalidade, mas alguns vão mais além. Mario Prata, por exemplo. Quem sabe se com com dotes para a psicografia ou uma imaginação muito divertida, o autor conseguiu o que muitos brasileiros desejariam: conversar com pessoas ilustres como Pedro Álvares Cabral e Chica da Silva.
O resultado disso é uma série de “entrevistas” muito engraçadas, que de quebra ainda contam curiosidades muito interessantes sobre os entrevistados e a sociedade de suas épocas. Se eu fosse professora de História, usaria este livro para dar uma descontraída na turma.
Cada capítulo é bem curto, contando com uma ilustração muito inspirada do personagem em questão, assinada por Lézio Junior. Recomendo para qualquer tipo de leitor!
Clique aqui e leia um trecho!

Qual desses livros você já leu? Conhece algum que também merece entrar para essa lista? Conte tudo nos comentários aqui embaixo! 🙂

16 comentários

  1. Camila Bernardini Coelho diz

    Eu não gosto de ler mais de um livro por vez pois sempre tem um que vou gostar mais e acabar deixando o outro de lado.
    Mas para quem gosta r consegue suaa dicas são bem bacanas.
    BJ

    Curtir

  2. A máquina de caminhar está em minha lista de leitura. Antes que seque, eu li, mas não curti muito e Mario Prata Entrevista uns Brasileiros é um livro bem legal. Você conhece Olhos D’água, de Conceição Evaristo?

    Curtir

  3. Oie, tudo bem? Adorei o post, é ótimo termos leituras para intercalar. Eu estou lendo As crônicas de Nárnia, aos poucos claro. Então no intervalo de um livro e outro ou lendo dois ao mesmo tempo, eu costumo ler 1 livro + 1 das crônicas de Nárnia. Tem dado certo! São 7 crônicas, mas ainda estou na quarta porque tenho tido MUITOS livros pra ler ultimamente e dando prioridade neles.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s