Livro, Resenhas
Deixe um comentário

Para ler caminhando na esteira

Desde “O Filho Eterno”, romance maravilhoso que fala sobretudo da vida, Cristovão Tezza se tornou um dos meus autores preferidos, e para isso me bastou um livro. Mas a vida surpreende, e neste mês me veio, como que de bandeja, a oportunidade de ler “A Máquina de Caminhar”, seu livro de crônicas. Abracei a oportunidade sem receio e não me decepcionei: Tezza é mesmo mestre em captar — e retratar — a essência das coisas. 

Ao todo são 64 crônicas do período em que o autor assinava uma coluna de crônicas no jornal paranaense Gazeta do Povo, reunidas por Christian Schwartz e ilustradas por Benett. Aliás, este é o segundo do gênero; antes dele veio “Um Operário em Férias”, publicado em 2013 pela mesma editora e seguindo a mesma equipe Schwartz + Bennet. Uma pena que o novo não siga o mesmo projeto de capa dos outros livros do autor!

Pouco conhecido por leitores mais jovens, as crônicas são um ótimo gênero literário, principalmente quando escritas por alguém com a sagacidade de Tezza. Sabe aqueles detalhes não-verbalizados mas presentes no subconsciente geral? E aquela leveza, aquele toque de humor sobre a vida cotidiana, como aulas de história nas quais se aprende sem nem perceber? É justamente isto que você encontra em “A Máquina de Caminhar”. Mas, para ser mais clara com você, especifico: Os temas variam desde futebol até política, incluindo até a falta de assunto — um dos piores monstros para alguém que se compromete com uma coluna de jornal.

Se você ainda não se convenceu, aqui vai um exemplo de como o livro é hilário. A começar pelo título, retirado de uma crônica intitulada “Esteira Sherazade”. Num toque de genialidade, Tezza encontrou a maneira perfeita de driblar o sedentarismo e passar a se exercitar: ler enquanto caminha na esteira! 🙂

A_MAQUINA_DE_CAMINHAR_1457392144568096SK1457392144B“A Máquina de Caminhar”
Autor: Cristovão Tezza
Editora: Record
Páginas: 192

*Livro cedido pela editora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s