Livro, Resenhas
Comentários 15

Picadeiro Steampunk

A arte circense é uma das mais antigas do mundo, tendo sementes de suas diferentes facetas em várias civilizações antigas. O circo moderno existe desde o séc. XVIII e até hoje nos encanta não só pelas performances quase sobrenaturais de seus membros, mas pela sua própria natureza romântica de uma trupe de artistas viajantes sem rumo, que não possui nada que a prenda em um lugar e que é moldada pelos anos de estrada em uma família.

Não é por acaso que a autora Genevieve Valentine escolheu essa temática para trabalhar. “O Circo Mecânico Tresaulti” é um romance de estética steampunk cuja fábula gira em torno dos conflitos de uma companhia circense em meio ao caos da guerra. Mesmo com o constante risco de destruição iminente os habitantes das cidades sempre lotam as arquibancadas para ver o estranho espetáculo proporcionado por artistas-máquinas. Homens com engrenagens no lugar de articulações, trapezistas com ossos de cobre e até um anjo com asas metálicas arrebatam o público noite após noite.

Veja mais fotos do livro clicando aqui!

A chefe do circo que possui o condão de transformar seres humanos em híbridos de máquinas e cabe à ela avaliar quem merece passar pela metamorfose, além de ter que liderar seus artistas através da guerra que bate à sua porta e da guerra que implode nos seus bastidores. A tensão entre as pessoas que trabalham no circo consegue ser mais agoniante do que as bombas que ameaçam chover do céu sem aviso prévio.tresaulti3

A narrativa segue uma lógica não linear, oscilando entre tempos e personagens distintos. Os capítulos frequentemente mudam de perspectiva: ora são narrados em primeira pessoa por diferentes personagens, ora possuem narrador em terceira pessoa. A escrita disseca a trajetória do circo, e às vezes assemelha-se a uma pintura cubista, que apresenta diferentes perspectivas de um mesmo momento. O estilo de Valentine é direto, afiado e não faz rodeios, assim como as engrenagens que movimentam seus personagens.

“Com a ternura que só os monstros têm, ele pergunta: ‘Você tem medo de ser como nós, Ying?'” (página 87)

Não poderia deixar de fazer uma menção honrosa à apresentação do livro: a capa em alto relevo é magnífica e chama atenção de longe (várias pessoas na rua me abordaram curiosas sobre o que eu estava lendo) e a arte delicada e ao mesmo tempo macabra de Wesley Rodrigues casa perfeitamente com a história. Essa edição é um verdadeiro banquete não só para a imaginação, mas para o tato e a visão.

A obra em sua totalidade consegue nos conduzir por uma fábula envolvente, que sai do campo da lógica realista para um mundo quase onírico. Ao invés de se preocupar em explicar detalhes e acontecimentos da narrativa, a autora conseguiu nos induzir por um fio condutor que é o que está subentendido, aquilo que se esconde por trás da lona dos picadeiros. Seu sucesso nessa empreitada é uma agradável experiência. Aproveite o espetáculo.

Compre o seu clicando aqui e ajude o blog a crescer!

circo-mecanico-tresaulti-limited-edition-darkside-books-aplicacao
“O Circo Mecânico Tresaulti”
(Mechanique: A Tale of the Circus Tresaulti)
Autora: Genevieve Valentine
Tradução: Dalton Caldas
Ilustrações: Wesley Rodrigues
Editora: Darkside
Páginas: 312
Sinopse: O Circo Mecânico Tresaulti é uma companhia circense liderada por Boss e seus artistas com próteses mecânicas. Durante as suas viagens a trupe precisa lidar com o perigo constante da guerra, dos olhos sempre atentos do “homem do governo” e de um conflito interno que explode após a morte trágica de um de seus membros. As origens e os universos interiores de cada personagem é revelado ao longo da narrativa não linear, dividida em capítulos numerados.

*Livro cedido em parceria com a editora.

15 comentários

  1. Rafaelle Vieira diz

    Oi, Beatriz!
    Que livro lindo! Adoro edições bem trabalhadas assim, a leitura fica ainda mais prazerosa. Gostei da premissa, acho livros do universo steampunk muito legais. Já anotei a dica! 🙂

    beijos!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s