Livro, Resenhas
Comentários 21

O livro que você precisa ler

Algumas coisas são decisivas para identificar se um livro é realmente bom; aquela linha fina que separa algo satisfatório de uma obra relevante, com força suficiente para chacoalhar e causar uma imersão incondicional na história que nos é narrada. “Distância de Resgate”, romance de estreia da argentina Samanta Schweblin, felizmente pertence à segunda categoria e já tem lugar confirmado na minha lista de preferidos.

Compre pelo melhor preço clicando aqui!

Muitas histórias começam com viagens de férias ou outras situações em que o personagem, inserido num contexto até então desconhecido, enfrenta condições adversas. Mas pouquíssimas exploram este ponto de partida com a maestria de Samanta. Em “Distância de Resgate” temos uma cena principal, que conduz toda a narrativa. Amanda, aparentemente incapacitada em um hospital, conversa com um menino que está ao pé de sua cama. Um diálogo tão incômodo que chega a hipnotizar.

“Fico pensando se poderia acontecer comigo o que aconteceu com Carla. Sempre penso no pior. Agora mesmo estou calculando quanto demoraria para sair correndo do carro e chegar até Nina, se ela corresse de repente para a piscina e se atirasse. A isso dou o nome de ‘distância de resgate’, que é como chamo a distância variável que me separa de minha filha, e passo a metade do dia fazendo esse cálculo, embora sempre arrisque mais do que deveria.”

A partir daí, temos conhecimento dos momentos que antecederam essa cena: Quando Amanda chega ao vilarejo com a filha, Nina, para passar as férias. Os planos não saem perfeitos, no entanto, por dois motivos. Primeiro, o local sofre pela contaminação de pesticidas. Segundo, o vilarejo todo vive imerso numa aura de crendices — pelo menos é o que Amanda julga que sejam — que acaba descambando a narrativa deliciosamente para o realismo fantástico. Tudo isso numa escrita não-óbvia, que não entrega a história facilmente. É empolgante!

DSC_1820

A escrita impecável de Samanta Schweblin (que a partir de agora entra para o meu radar definitivo) ganha uma edição à sua altura pela editora Record. “Distância de Resgate” é um baque, uma linha de crescimento constante num gráfico de tensão, que cria uma experiência tão forte para o leitor que é como se cavasse um local permanente na memória. Li as poucas mais de 100 páginas no mesmo dia, e depois de terminar levei ainda uns bons 40 minutos de profunda reflexão até que respiração pudesse desacelerar, o corpo ainda meio dormente, a testa ainda tensa. E continuo pensando no livro até hoje. Temos aqui o tipo de força narrativa capaz de perdurar por muito tempo mesmo após a leitura.

Livro-Distancia-de-Resgate-Samanta-Schweblin-7675144
“Distância de Resgate”

(Distancia de Rescate)
Autora: Samanta Schweblin
Editora: Record
Páginas: 144
*Livro cedido pela editora 

Compre pelo melhor preço clicando aqui e ajude o Literasutra a crescer!

21 comentários

  1. Confesso que não estava muito curiosa com esse livro, tanto que quem resenhou para o blog foi a Andréa. Mas vendo os elogios das duas sobre a obra e sabendo um pouco mais do que se trata, fiquei curiosa para saber se ela seria tão impactante assim para mim também.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura || Participe do top comentarista de junho e concorra ao livro The Kiss of Deception

    Curtido por 1 pessoa

  2. Débora Costa diz

    O livro parece ter um enredo realmente interessante, mas não acho que seria uma leitura que me prenderia enquanto leitora. Ainda assim, se eu tiver a oportunidade de ler esse livro, não vou deixar passar, com certeza.

    http://laoliphant.com.br/

    Curtir

  3. Nossa, nunca tinha ouvido falar desse livro! Essa é uma das coisas que eu mais gosto em acompanhar resenhas nos blogs: conhecer novas histórias, novos mundos e, nesse caso, novos autores também ❤ Achei a história maneira e a capa, idem. Vou adicionar na minha estante do Skoob :33

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s