Livro, Resenhas
Comentários 15

Os poderes de bruxaria de Terry Pratchett

Há fortes indícios de que Terry Pratchett foi um bruxo — ou no mínimo um ótimo montador de quebra-cabeças. Usemos como exemplo o Discworld: um mundo plano, em formato de disco, sustentado por quatro elefantes que se apoiam no casco de uma tartaruga que nada pelo universo. Se você colocasse todos os elementos das histórias de fantasia num potinho e sacudisse bastante, você poderia até conseguir algo parecido com isto. Mas a originalidade e habilidade narrativa de Pratchett é imensa e justifica o fato de ser um dos autores mais lidos da Inglaterra.

“Os Pequenos Homens Livres” está situado no Discworld, embora não pertença à série regular (e justamente por isso é uma ótima porta de entrada para o universo fantástico criado pelo autor). Direcionado para um público mais jovem, ele conta a saga de Tiffany Dolorida. Poderosamente armada com uma frigideira,  a jovem futura bruxa embarca numa “jornada da heroína” para defender seu lar contra as terríveis fadas. Mas Tiffany não está sozinha: os Pequenos Homens Livres, um clã de homenzinhos azuis de 15 centímetros abraçam sua nobre causa.

Conhecido por satirizar (no bom sentido) autores como Tolkien e C. S. Lewis, Pratchett faz isto muito bem. Mas um dos seus maiores méritos é o poder de entrelaçar diversas histórias aparentemente desconexas — mas que, por fazerem parte do mesmo universo, nada mais justo que fazer interseções. E como é divertido reencontrar personagens antigos! A Madame Cera do Tempo, a maior bruxa de todos os tempos, é um deles. E, para a nossa alegria, ela tem papel fundamental na trama do próximo livro: “Um Chapéu Cheio de Céu” é a continuação da história de Tiffany. Após as aventuras no Reino das Fadas, é chegado o momento de finalmente tornar-se uma bruxa de verdade sob a supervisão (mais do que hilária) de Madame Cera do Tempo.

Os dois livros acabam de ser relançados no Brasil pela Bertrand Brasil, com um trabalho editorial que valoriza as histórias. Além das capas lindas, que traduzem muito bem o clima descontraído e imaginativo de Pratchett, o trabalho de tradução também merece destaque. Os diversos jogos de palavras feitos pelo autor ao longo da narrativa encontraram ótimas soluções em português.

“Os Pequenos Homens Livres”“Um Chapéu Cheio de Céu” são repletos de ação e suspense, o que torna a leitura muito viciante, e seus personagens, com desejos e defeitos tão reais são extremamente cativantes. Com sua escrita ávida e sagaz, com direito a valores morais nas entrelinhas, Terry Pratchett se revela um autor-bruxo poderoso, capaz de incentivar novos leitores (independente da idade que tiverem). ❤

OS_PEQUENOS_HOMENS_LIVRES_1457526703123134SK1457526703B“Os Pequenos Homens Livres”
Autor: Terry Pratchett
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 304

Garanta o seu pelo menor preço clicando aqui e ajude o Literasutra a crescer! 🙂

UM_CHAPEU_CHEIO_DE_CEU_1457528797570664SK1457528797B“Um Chapéu Cheio de Céu”
Autor: Terry Pratchett
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 336

Garanta o seu pelo menor preço clicando aqui e ajude o Literasutra a crescer! 🙂

15 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Não conhecia estes livros, mas achei a premissa deles interessantes, estou procurando alguns livros para sair da minha zona de conforto.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    Curtir

  2. mulher, eu li um dos livros da série Discworld e achei legal, embora um pouco cansativo… mas a escrita do autor é realmente boa… fiquei curiosa com esses novos títulos… vou tentar comprar nessas férias 😀
    as capas deles tão muito lindas, dá até gosto ter na estante ^^

    Curtido por 1 pessoa

  3. Italo TEIXEIRA diz

    Oi Monalisa, tudo bem?
    Eu desconhecia as obras do autor. Eu me surpreendi pois parecem ser ótimos livros e tem tudo a ver com o que eu gosto de ler. Espero ter a chance de lê-los o quanto antes.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s