Livro, Resenhas
Comentários 5

As muitas Evas de Martha Mendonça

Sou uma apaixonada por crônicas e contos. Luis Fernando Veríssimo me ensinou a amar as histórias curtas que exalam vida quando eu tinha 15 anos e ganhei um exemplar de “As Comédias da Vida Privada”.  Lembro claramente da empolgação com as histórias – engraçadas e comoventes – ao mesmo tempo em que a já aspirante à jornalista ficava impressionada com a capacidade de falar tanto em tão poucas palavras. Como aqueles personagens, que às vezes nem tinham nome, pareciam tão reais, tão palpáveis?

Martha Mendonça, jornalista, uma das cabeças por trás do site Sensacionalista, do novo Zorra (TV Globo) e autora de outros três livros pela Editora Record, mostra em seu “Filhas de Eva” tudo aquilo que vi em Veríssimo. Um domínio impressionante da linguagem, humor afiado, mas também um enorme coração em cada personagem que passa pelas páginas. Cada conto tem um adjetivo para a mulher que será personagem principal. Elas, no entanto, são mais do que apenas estereótipos que costumamos ver/ler ao se falar de mulher.

O texto que abre o livro é um desabafo de Eva, mulher que carrega nas costas a culpa pelos pecados do mundo. Nós, mulheres, filhas de Eva, vivemos a vida inteira carregando ainda essa culpa. Somos culpadas por não sermos bonitas como as revistas mandam, magras para caber em um jeans 36, gostosas porque é isso que os homens gostam, bem-sucedidas na profissão, mas mães presentes e amorosas 24 horas por dia (porque não há a opção de não ser mãe). Somos culpadas pelos abusos em que deveríamos ser vítimas, culpadas por simplesmente sermos mulheres.

Martha mostra as várias facetas dessas mulheres de maneira real . É fácil se identificar com um pouco de cada uma delas porque todas nós somos um misto desses adjetivos. Todo ser humano é mais do que apenas um lado, mais do que uma palavra que tente, em vão, defini-lo. Por isso, esse livro é recomendado para homens também. Recentemente, um amigo meu confessou que estava adorando ver a série “Gilmore Girls” porque estava conhecendo coisas sobre o universo feminino que nunca tinha ouvido falar. É raro realmente ver mulheres sendo retratadas de maneira real, fugindo dos já citados estereótipos. O livro “Filhas de Eva” é uma excelente oportunidade para se divertir, por sua escrita leve e seu humor, mas também refletir sobre, nós, mulheres, essas culpadas sem culpa de nada.

FILHAS_DE_EVA_1464273822587759SK1464273822B
“Filhas de Eva”
Autora: Martha Mendonça
Editora: Record
Páginas: 128
*Livro cedido pela editora.

Garanta o seu pelo melhor preço clicando aqui e ajude o Literasutra a crescer!

5 comentários

  1. Oi Marcelle, gostei bastante da temática do livro. Ainda não conhecia a obra e achei super bacana a autora ter explorado um tema bem diferente dos trabalhos com o Sensacionalista e o Zorra. Vou deixar o nome anotado aqui 🙂

    Curtir

  2. Ola Marcelle gostei do tema dos contos, ainda não conhecia a autora e já fui pesquisar para e aproveitar e sair de minha zona de conforto. beijos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s