Livro, Resenhas
Deixe um comentário

Antropofagia: Homem em pele de Cobra Norato

Publicado originalmente em 1931, “Cobra Norato” é considerado um dos marcos da primeira geração do Modernismo e recentemente ganhou nova edição pela Editora José Olympio. O poema épico de Raul Bopp reflete a ideologia vanguardista da época, a ânsia por “romper as amarras com o passado”, mas preocupa-se em cultivar uma essência genuinamente brasileira.

Tomando como ponto de partida a conhecida lenda paraense, o livro conta a história de um homem que, após roubar a pele de uma cobra gigante, parte rumo a Belém do Pará em busca da moça com a qual pretende se casar. Eis aqui a alma brasileira, que vai de encontro à narrativa futurista com suas frases curtas, quase cinematográfica.

Característica marcante do movimento ao qual faz parte, Raul Bopp não nega nenhuma referência: pelo contrário, usa tudo o que lhe dá vontade. Assim como a cobra come o homem, o artista alimenta-se de tudo o que lhe aparece pela frente, e após a digestão o resultado é completamente novo. Isto é o antropofagismo. Dessa forma, ao mesmo tempo em que tem clara influência da literatura tradicional épica europeia, “Cobra Norato” carrega a sonoridade das línguas indígenas. É uma obra carregada de energia, inegavelmente vibrante.

cobra_norato_147111080120497sk1471110801b
“Cobra Norato”
Autor: Raul Bopp
Editora: José Olympio
Páginas: 96
*Enviado pela editora

Compre o seu AQUI pelo menor preço e ajude o Literasutra a crescer!

Este post foi publicado em: Livro, Resenhas

por

Espécime da safra de 89. Recentemente descobriu que não consegue escolher uma coisa só, então alterna a vida profissional entre as funções de jornalista e fotógrafa. Criou o projeto fotográfico "Uma Pessoa Por Dia", onde consegue mesclar as duas coisas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s