Livro, Resenhas
Deixe um comentário

O triângulo isósceles-amoroso de “The Kiss of Deception”

Na minha lista de “piores clichês do mundo literário”, o triângulo amoroso está em segundo lugar. Em primeiro está o romance forçado, aquele que gera beijos demorados no meio de uma perseguição zumbi, porque aparentemente os zumbis respeitam o amor. Mas o assunto desse texto são os triângulos amorosos. Especificamente o de “The Kiss of Deception”, primeiro volume  das Crônicas de Amor e Ódio. Escrita pela californiana Mary E. Pearson, a história ganhou reconhecimento da crítica especializada e dos leitores, e não sem merecer: mesmo partindo de um plot clichê, a autora desenvolveu a narrativa de uma forma que não somente surpreende o leitor, mas também passa mensagens muito necessárias.

O clichê: jovem herdeira do trono, assustada por um casamento arranjado, foge no dia da cerimônia acompanhada pela melhor amiga. O príncipe rejeitado, movido pela curiosidade e pelo ego ferido, parte em busca da menina. O problema é que ele não é o único: um assassino do reino rival também está na estrada. Dois homens atrás da mesma garota, cada qual com uma motivação diferente. A pergunta que lhe vem à cabeça é “Quem vai encontrá-la primeiro?”, mas a questão é que isso pouco importa. A parte forte desta história não é o príncipe nem o assassino, é a menina.

Agora, se me permite reviver este trauma, vamos relembrar as aulas de matemática. Dos três tipos de triângulos possíveis, o desta história é isósceles. Na base estão príncipe e assassino, em pé de igualdade; e em cima está a jovem Lia, equidistante dos dois pontos da base e indiscutivelmente no topo.  Percebe a mensagem? Em um momento de conscientização crescente sobre o lugar da mulher, a série desempenha um papel fundamental ao colocar como protagonista uma mulher poderosa. E mais: o tipo de amizade que se estabelece entre a protagonista e suas amigas é do tipo amizade verdadeira. Sem aquela competitividade que a sociedade costuma dizer que é inerente à amizade entre mulheres. Crônicas de Amor e Ódio não é somente uma série com boa história, ela também ensina, educa.

“The Kiss of Deception”
Autora: Mary E. Pearson
Editora: DarkSide Books
Páginas: 406
Compre aqui e ajude o Literasutra a crescer!

 

“The Heart of Betrayal”
Páginas: 402
Compre aqui e ajude o Literasutra a crescer!

 

 

“The Beauty of Darkness”
Páginas: 576
Compre aqui e ajude o Literasutra a crescer!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s