Sem categoria
Comentários 4

O Céu e o Inferno dos Blogs Literários – SoSeLit #1

As ondas vem, as ondas vão. A prova morta-viva disso é a pochete. Meus pais tiveram uma. Passei a infância testemunhando a deterioração daquela bolsinha preta de couro onde meu pai guardava dinheiro e depois eu passei a guardar algumas moedas que encontrava atrás do sofá. Mas quem diria, elas voltaram com força para a moda do verão. A pochete preta de couro ganhou primas distantes, feitas de todos os formatos, cores e níveis brilho. Mas esse texto não é sobre elas. É sobre os blogs literários que, se fossem pochetes, estariam na fase de deterioração, aguardando pacientemente o seu novo tempo de glória.

Houve uma época em que blogs eram a grande hype, e talvez alguns poucos ainda tenham sua parcela de público fiel. Mas a forma de consumir conteúdo mudou, em grande parte graças às redes sociais. A oferta do que ler e assistir é gigantesca, as timelines são um vórtice fragmentado de atenção, e os blogs… bem, os blogs não vão nada bem, obrigado. Especificamente no caso dos que falam sobre livros, então, estes foram substituídos pelos canais literários no youtube.

Eu mesma, atrás de público disposto a ouvir o que aprendo com minhas leituras (que são muitas), migrei (talvez de forma vergonhosa) para o youtube. Mas conforme disse no início:  aquilo que vai às vezes volta. E aparentemente nós estamos de volta ao Literasutra. É possível combinar os dois mundos, canal e blog, desde que se tenha uma equipe com a qual se possa contar. E atualmente tenho duas: a primeira é formada pelos colaboradores atuais do Literasutra, e a segunda pelos blogs participantes da Sociedade Secreta Literária, um grupo de apoio e blogagem coletiva.

Em outras palavras, trabalhamos ansiosos para que os blogs sigam o exemplo das pochetes e retornem com todos os formatos e cores possíveis. ❤

Anúncios
Este post foi publicado em: Sem categoria
Etiquetado como: ,

por

Espécime da safra de 89. Recentemente descobriu que não consegue escolher uma coisa só, então alterna a vida profissional entre as funções de jornalista e fotógrafa. Criou o projeto fotográfico "Uma Pessoa Por Dia", onde consegue mesclar as duas coisas.

4 comentários

  1. Oi, Monalisa, tive dois blogs ha alguns anos quando ter blogs era o auge do “empreendedorismo” (para usar uma palavra bem atual). Mas conforme as responsabilidades da vida aumentaram fui deixando de lado até chegar a esquecer minhas senhas. No final do ano passado, após ler muitos livros, cheguei a conclusão de que precisava compartilhar minhas impressões com todos aqueles que gostam de ler também. Nasceu o leiturademaisestressedemenos. Me sinto realizada agora! Bem… Visita lá! Vamos fortalecer esse movimento de retorno dos blogs! rsrsrsrsrsrs. Abçs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s