Livro, Resenhas
Deixe um comentário

“Felicidade para Humanos” – Afinal, o que é felicidade?

Lidar com situações onde é evidente a complexidade das relações humanas sempre é algo que chama atenção e traz alguns momentos reflexivos. Imagine ler sobre a busca por um relacionamento ideal acompanhado de um amigo que é nada mais nada menos uma inteligência artificial em desenvolvimento?

O livro “Felicidade para humanos” apresenta a história da Jen, uma mulher de trinta e quatro anos que acabou de terminar um relacionamento, e a sua relação com o Aiden, um programa de computador que está sendo desenvolvido pela empresa onde ele trabalha. Recém solteira e passando por um dos momentos mais tristes da sua vida, Jean vai contar com apoio do seu programa de computador para seguir a sua vida.

Pelo simples fato de ter acesso à vida da sua usuária, de saber os seus gostos e o conhecer o seu jeito, Aiden se considera apto para concluir a sua missão. Com personagens cativantes e com uma narrativa cômica, daquela que vai fazer você passar vergonha ao dar algumas risadas durante a leitura no transporte público, somos envolvidos em uma corrida pela felicidade através das buscas realizadas de maneira clandestina pelo Aiden na internet, com objetivo de encontrar um par ideal para a sua melhor amiga humana. Mas afinal, será que uma inteligência artificial saberia o que é a felicidade? O ser humano é capaz de descrever o que é felicidade ou apenas senti-la?

“A felicidade não é uma estação onde chegamos, mas uma maneira de viajar.”
—  Margareth Lee Rimbeuk

Certamente, caso você já tenha assistido ao filme Her (2013), deve estar se perguntando se há alguma semelhança na relação entre humano e sistema operacional apresentada em ambas as histórias. Respondo sua pergunta afirmando que: assim como as obras citadas, o episódio Be right back (Black Mirror 2013), o filme A.I. Artificial Intelligence (2001) e Bicentennial Man (1999), na verdade trazem a tecnologia para a realidade dos personagens principais, a fim de que os mesmos olhem para si e compreendam a sua humanidade. Em todas as histórias, a tecnologia se torna coadjuvante do descobrimento humano sobre as suas especificidades. Percebe o quanto isso é engraçado?

“Felicidade para humanos” apresenta uma leitura gostosa  e que de uma maneira leve irá trazer algumas reflexões sobre como você busca a sua felicidade e segue com as suas relações no dia a dia.

download

“Felicidade para humanos” (“Happiness for Humans”)
Autor: P.Z. Reizin
Editora: Record
Páginas: 391

Compre AQUI e ajude o Literasutra a crescer!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s