Livro, Resenhas
Deixe um comentário

A Síndrome de Asperger no livro “Passarinha”

“No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.”

Você já ouviu falar sobre a Síndrome de Asperger? Como uma criança autista lida com a dor da perda e convive com preconceito? As respostas para essas e algumas outras perguntas você pode encontrar no livro “Passarinha”, da escritora Kathryn Erskine, que conquistou 15 premiações e, inclusive, o National Book Awards, em 20105.

De uma maneira envolvente e com uma linguagem simbólica, o que permite múltiplas interpretações em alguns momentos do romance, você acaba sendo levado ao mundo de Caitlin. A pequena personagem tem dez anos de idade, é autista, portadora da síndrome de Asperger e acaba de perder seu irmão, Devon, em um massacre ocorrido em sua escola.

Pode parecer que estamos lidando com uma situação difícil e que um clima mórbido irá tomar conta da história, mas não é isso que acontece. Da maneira mais sútil e delicada que alguém imagina ser possível fazer, a autora vai apresentando o desenrolar da história de Caitilin e vamos acompanhando seus momentos de descoberta, seus conflitos pessoais como a descoberta de um novo amigo e o convívio com o seu pai após o falecimento do seu irmão e a superação de seus medos e anseios.

“Passarinha” é um livro tocante e é impossível não se apaixonar pela pequena Caitilin. Ao chegar no desfecho da história, consegui captar o sentido e descobri junto com a adorável passarinha, que com um enorme finesse é possível chegar a vivência da conclusão emocional de uma situação de vida difícil.

passarinha

Livro: Passarinha (Mockingbird)
Autor(a): Kathryn Erskine
Editora: Valentina
Páginas: 224

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s